INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BEM-TE-VI
Pitangus sulphuratus (Linnaeus, 1766)

Família: Tyrannidae
Nome em Inglês: Great Kiskadee

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim (SC)
Data: 04/01/2010

AMEAÇAS:
Por se tratar de uma espécie muito flexível e capaz de se adaptar a diversos tipos de ambiente, não sofre  ameaças, mas deve ser conservada por desempenhar importante papel de controle de insetos em ambientes urbanos. 

DESCRIÇÃO: 
Tamanho aproximado: 22,5 cm e pesa de 54 a 60g. É uma das aves mais comuns do Brasil. Seu nome popular foi dado em função do canto principal que parece dizer “Bem-te-vi”. É encontrado nos mais diversos tipos de ambientes: florestas, beira de matas e plantações, pomares, margem de rios e lagos, e até mesmo em jardins de casas nas cidades. 

ALIMENTAÇÃO:
 
É uma espécie de dieta bastante diversificada. Alimenta-se de insetos, ovos de outros pássaros, minhocas, frutas, peixes pequenos, cobras, camundongos, rãs, aranhas e crustáceos. Também pode ingerir frutos de várias espécies. 

REPRODUÇÃO:
 
Utiliza materiais variados para a construção do ninho: capim seco, paina, e ramos de plantas. É bem conhecido o comportamento de roubar pedaços do ninho de outras aves para obter material para seu próprio ninho. O ninho é grande (cerca de 25 cm), de formato esférico e com câmara interna. Em lugares descobertos pode ter um teto, mas em locais protegidos costuma ter a forma de uma tigela aberta. A fêmea põe de 3 a 4 ovos brancos e os incuba por 14 a 15 dias. Os filhotes abandonam o ninho após 25 a 26 dias. 

OBSERVAÇÕES: 
O Bem-te-vi emigra das regiões mais frias do sul (Rio Grande do Sul) para locais mais quentes no Brasil. Em Santa Catarina já foi encontrado um indivíduo marcado (com anilha) vindo da Argentina.

REFERÊNCIAS: 
*Aves - MEC - Ministério da Educação e Cultura -Enciclopédia Infantil Brasileira, Rio de Janeiro.  ArtesGráficas Gomes de Souza S/A.
*Belton, W. 1994. Aves do Rio Grande do Sul: Distribuição e Biologia. Ed. Unisinos - RS.
*Santos, E. 1990. Amador de pássaros. Ed. Itatiaia Ltda -BH.
*Sick, H.1997. Ornitologia brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.


 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate