INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

CORRUÍRA
Troglodytes musculus (Naumann, 1823)

Outros nomes populares: Curreca (Santa Catarina), correte, maria-judia (Pará), currila, cambaxirra, cambuxirra, garrincha (Alagoas, Minas Gerais e Maranhão), cutipuruí (Pará, Amazonas), rouxinol (Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), corruíra-de-casa, carriça, garriça, curuíra, coroíra, chirachola e carruíra (Rio Grande do Sul).


Família: Troglodytidae
Nome em Inglês: Southern House Wren


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 16/01/2023


Ameaças
É uma espécie de ampla distribuição e capaz de se adaptar muito bem aos ambientes alterados pelo homem, mas deve ser preservada por prestar importante contribuição no controle de insetos em ambientes urbanizados. 

Descrição
Tem aproximadamente 12 cm e é uma ave muito comum no Brasil. A coloração é parda uniforme nas costas, e as asas e cauda apresentam finas faixas transversais negras. Ocorre em praticamente todos os habitats abertos e semi-abertos e ocupa rapidamente clareiras em florestas e áreas de influência humana. 

Alimentação

É onívora: come tanto artrópodes (insetos e aranhas) como também frutinhos e sementes. 

Reprodução
Nidifica em qualquer cavidade: seja um pau-oco, buracos em casas, ou ninho abandonado de João-de-barro. Os ovos são avermelhados e salpicados de cinza escuro. Põe de 3 a 4 ovos e faz mais de uma postura por estação reprodutiva caso eles se percam. Os ovos são chocados pela mãe durante 15 dias. Os pais alimentam os filhotes até 18 dias, quando então eles saem do ninho.

Observações
É uma ave inquieta, movimenta-se bastante e é muito territorial. O macho tem o canto bastante complexo e canta para atrair a fêmea e defender seu território. O canto tem estrofe curta, ininterrupta, com notas altas e intervalo curto e a fêmea responde com seqüência de tons roucos e monótonos. 

Referências

* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.

Videos

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate