INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CORUJINHA-SAPO
Megascops atricapilla (Temminck, 1822)

Nome em Inglês: Black-capped Screech-Owl

Família:     Strigidae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 31/12/2009



Características
Mede entre 22 e 24 centímetros de comprimento e pesa entre 110 e 140 (macho) e 150 e 155 (fêmea) gramas. Espécie similar à corujinha-do-mato, mas com os penachos maiores e uma distinta área negra na nuca e no alto da cabeça. Apresenta variações na plumagem e na coloração dos olhos: A cor da íris varia do amarelo ao laranja e marrom. Apresenta uma fase de plumagem escura com olho marrom, outra ruiva e também uma terceira, cinzenta, estas últimas com a íris amarelada.

Alimentação
À noite, caça insetos, artrópodes e pequenos vertebrados na folhagem ou no solo, a partir de poleiros de observação.

Reprodução
Seus hábitos reprodutivos são similares aos da corujinha-do-mato. Utiliza ocos de arvores e ninhos abandonados por outras aves, como de bem-te-vi. Aparentemente os pares reprodutores permanecem em contato auditivo, em um estado descrito como “semicolonial”, e se reproduzem próximos entre si.

Hábitos
Vive mais no interior de florestas densas que a corujinha-do-mato, embora, como no caso dessa espécie, ocorra também em bordas de florestas e áreas urbanas densamente florestadas. Dorme durante o dia em cavidades naturais ou na densa vegetação, em local que reutiliza com frequência. Pode, ou não, responder prontamente ao playback do canto. Na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim SC, durante o dia permanece na cavidade de uma figueira, na parte de mata bem preservada, há pelo menos 14 anos (veja imagens na galeria de fotos). É bastante mansa, permite aproximação das pessoas quando está pousada na entrada da cavidade desta figueira. Porém, às vezes se esconde dentro do buraco e demora para sair. Clique aqui para ver a foto da corujinha-sapo na cavidade de uma figueira centenária na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim SC. Ela foi observada neste mesmo local durante 14 anos.

Distribuição Geográfica
Sudeste da América do Sul. No Brasil, ocorre em remanescentes da Mata Atlântica ao norte do rio São Francisco, na Bahia, em todos os estados do Sudeste, Paraná, Santa Catarina e sul de Goiás. Do nível do mar até 1000 metros de altitude.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate