INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

FELIPE
Myiophobus fasciatus (Statius Muller, 1776)

Família: Tyrannidae
Subfamília: Fluvicolinae
Nome em Inglês: Bran-colored Flycatcher


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN das Araucárias Gigantes - Itaiópolis - SC
Data: 20/01/2011
 


Myiophobus - do grego muia = inseto da Ordem diptera + phobos = terror; fasciatus - do latim fasciatus = riscado, listrado.

Características
Ocorrem duas fases distintas da plumagem: uma marrom outra ruiva, além de outras intermediarias.Comum na maior parte do Brasil, apresenta duas plumagens distintas, sendo a pantaneira dominada por marrom. Em outros locais, o cinza substitui o marrom.
Aspecto semelhante ao enferrujado(Lathrotriccus euleri) e guaracavuçu(Cnemotriccus fuscatus), tendo como característica mais importante o peito fortemente estriado, marca ausente nas outras espécies. A leve listra superciliar é menos nítida do que no guaracavuçu, enquanto o bico é escuro com uma leve borda clara.Possui também um topete amarelo no píleo ou alto da cabeça, de difícil visualização.

Alimentação
Alimenta-se de insetos, para capturá-los em voo, o pássaro parte de um ponto, perto da vegetação, voa rapidamente para cima e retorna ao poleiro ou, então, voa e permanece frações de segundo batendo as asas enquanto colhe o alimento.

Reprodução
O ninho, construído com fibras vegetais, tem a forma de taça.

Hábitos
Não penetra no interior dos ambientes florestados, usando as bordas das matas, áreas de cerrado, caatingas, carrascais ou campos com arbustos adensados. Comum em áreas alteradas, especialmente nos primeiros estágios de recuperação, quando a capoeira está instalando-se. De difícil observação, por seu hábito de pousar na parte interna dos arbustos e vegetação de borda. Como outras aves habitando esse ambiente, voa rápido entre arbustos e mergulha na folhagem, desaparecendo da visão. Entretanto, possui um canto rápido e alto, parecendo o risadinha, mais grave e separado do que nessa espécie (esse canto é a origem do nome Filipe). Imitado ou com reprodução da gravação do canto, interessa-se e pode surgir em poleiros mais expostos. Nessas ocasiões, sob boa iluminação, é possível ver um pouco do amarelo da base das penas do alto da cabeça.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate