INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

PIA-COBRA  - MACHO
Geothlypis aequinoctialis (Gmelin, 1789)

Família: Parulidae
Nome em Inglês: Masked Yellowthroat

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN das Araucárias Gigantes - Itaiópolis - SC
Data: 20/01/2011


Características
O pia-cobra possui aproximadamente 13,5 cm de comprimento e pesa 12 gramas. O macho possui alto da cabeça cinza com uma máscara preta na região dos olhos. Observe nesta Foto e outras da GALERIA DE IMAGENS que a fêmea tem cor amarela e não possui a máscara preta.

Alimentação
Alimenta-se de insetos, principalmente lagartas.

Reprodução
O ninho é uma tigela funda, aberta, bem feita com folhas feitas de junco externamente e raízes finas na parte interna. Os 3 ovos são brancos com poucas manchas violetas e muitos pontos vermelho-escuros reunidos em coroa num dos pólos.

Hábitos
Vive em capoeiras, brejos com arbustos, buritizais, restinga e matas de galeria. Escondido em moitas de vegetação, sendo observado apenas quando voa.

Distribuição Geográfica
Presente no Brasil em duas regiões separadas: 1) tanto ao norte do Rio Amazonas, do Rio Negro para leste até o Amapá, quanto ao sul, do baixo Rio Madeira para leste até o Maranhão; 2) do sul do Piauí e Bahia para oeste até o Mato Grosso e em direção sul até o Rio Grande do Sul. Encontrado também da Costa Rica e Panamá à quase totalidade dos países da América do Sul, com exceção do Chile.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate