INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

GATURAMO-VERDADEIRO (macho)
Euphonia violacea

Família: Fringillidae
Nome em inglês: Violaceous Euphonia

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN SANTUÁRIO RÃ-BUGIO - Guaramirim (SC)
Data: 25/07/2009

AMEAÇAS:
 
Desmatamento e fragmentação florestal, que eliminam recursos alimentares e locais para construção de ninhos da espécie. 

DESCRIÇÃO:
O macho mede cerca de 12 cm e pesa aproximadamente 15 g . A parte superior da cabeça, as laterais do corpo e garganta são amarelo-escuros. As duas penas laterais da cauda tem uma mancha branca. A fêmea é verde-olivácea escura com a cara e parte inferior do corpo mais claros. Essa espécie vive nas bordas de matas, florestas, matas ciliares e também ocupa árvores frutíferas em plantações, e árvores densas em parques. 

ALIMENTAÇÃO:

Come frutos de árvores (Embaúba, Erva-de-passarinho), epífitas (como os frutos dos ripsalis, os cactos de árvores - veja nos vídeos abaixo), botões florais. As sementes da erva-de-passarinho saem intactas do estômago do gaturamo, protegidas por uma camada externa viscosa que ajuda a fixar a semente num galho, onde ela acaba germinando (portanto a ave é excelente dispersora de sementes). Também come insetos e até mesmo pequenos caracóis terrestres. 

É altamente evoluída para se alimentar somente de frutos de polpa bem macia. Alimenta-se quase que exclusivamente de frutos bem maduros e raramente come insetos. Não tem papo e a moela é degenerada, ou seja, possuem baixa capacidade de processamento mecânico dos alimentos ingeridos. O alimento é pouco aproveitado e eliminado poucos minutos após a ingestão. Por ter uma dieta tão exigente, morre rapidamente quando mantida presa em gaiolas. Portanto é uma crueldade muito grande mantê-la presa. A gaiola representa a morte em poucas semanas.


REPRODUÇÃO:
Macho e fêmea constroem juntos o ninho, que é esférico com entrada lateral, e feito com fibras de vegetais: folhas secas, musgos e capim. Geralmente é colocado em locais escuros e bem protegidos: entre folhas de orquídeas, palhas de coqueiro ou barbas-de-velho. Pode também utilizar ninho de outra espécie. A fêmea incuba 4 ovos branco rosados com manchas vermelho-escuras. Os filhotes são alimentados pelo casal deixam o ninho após 22 dias. 

OBSERVAÇÕES:
É amplamente conhecida e admirada sua capacidade de imitar uma grande quantidade de espécies do local em que vive. 


REFERÊNCIAS: 
* Höfling, E. & Camargo, H.F. de A., 1993. Aves no campus. São Paulo, Instituto de Biociências da USP. * Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.

VÍDEOS:

 

FEMEA





 

Foto: Jovem macho de Gaturamo-verdadeiro com plumagem em muda (quase completa) Vídeo: Jovem macho com plumagem iniciando a muda alimentando-se dos frutos de um arbusto. 
Video: Germano Woehl Jr. Data: 05/02/2008
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate