INTRODUÇÃO
 
 
 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

CORUJINHA-DO-MATO
Megascops choliba (Vieillot, 1817)

Familia: Strigidae
Nome em Inglês: Tropical Screech-Owl

Foto: Jair Becker
Local: Bairro Lucena - Itaiópolis SC
Data: 08/10/2022

Som gravado por Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, Itaiópolis – SC
Data: 02/01/2012

Características 
É menor do que a coruja-buraqueira, destacam-se em sua silhueta as duas “orelhas” nos lados da cabeça.  Como em outras corujas, aparece uma variação natural de exemplares adultos com plumagem marrom avermelhada no lugar do cinza. Voa sem criar grandes turbulências, formadoras dos ruídos característicos do rufar de asas. Com isso, aproxima-se da presa em silêncio, tendo-a localizado antes pela visão ou através da audição apurada.

Alimentação
Caça grandes insetos como gafanhotos e mariposas, principalmente próximo a postes de iluminação, onde estes se concentram. Menos freqüentes em sua dieta, mas também importantes são pequenos vertebrados como camundongos e rãs.

Reprodução
Nidifica em ocos de árvores ou em buracos escavados por pica-paus.

Hábitos
A corujinha-do-mato é estritamente noturna e fica quase sempre empoleirada em árvores. É uma das corujas mais comuns em cidades, parques urbanos e fazendas, e também habita capoeiras e beiras de matas secas ou úmidas, mas evita o interior de florestas densas. Busca abrigo diurno em buracos de árvores, como aqueles feitos por pica-paus. É nesses buracos que também constrói seu ninho. Fica escondida durante o dia em ocos de árvores ou de cupinzeiros. Sai ao escurecer, podendo ser mais ouvida do que observada. A foto principal foi tirada na chaminé da residência de Jair Becker no bairro Lucena, em itaiópolis SC. Estava dentro do fogão a lenha desativado. Eles foram colocar lenha para acender o fogo e perceberam algo estranho. Abriram a tampa da chapa e encontram ela pousada sobre a cinza. Depois, abriram a tampa da chaminé (onde ela está pousado na foto) e ela foi embora

Distribuição Geográfica
Está presente em todo o Brasil.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate