INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

GRALHA-AZUL
Cyanocorax caeruleus (Vieillot, 1818)

Família: Corvidae
Nome em Inglês: Azure Jay

Foto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 27/02/2021



AMEAÇAS:
A espécie foi classificada pela IUCN como próxima a entrar em perigo de extinção. A destruição da Araucaria sp, principal fonte de alimento desta ave está levando à diminuição de sua população, que tende a desaparecer da natureza caso não se conserve os remanescentes da Mata de Araucária que ainda existem na região sul do Brasil. 

DESCRIÇÃO:
Tamanho aproximado: 39 cm. Coloração azul reluzente com a cabeça, pescoço anterior e peito pretos. Olho escuro. É arborícola e vive em mata de galeria e capões de mata. Ocorre também no interior da Mata Pluvial Atlântica e Mata de Araucária.

 ALIMENTAÇÃO:
É uma ave onívora. Alimenta-se de artrópodes (insetos, aranhas), anfíbios, frutos e também preda ninho de outras aves. É considerada dispersora da Araucária, pois quando desmancha as pinhas para se alimentar come apenas alguns pinhões e os que caem no solo podem germinar. Também pelo fato de enterrar alguns para comer mais tarde e não consumir todas as sementes que armazena, esta ave é considerada “plantadora-do-pinhão”. O hábito da Gralha-azul de enterrar pinhões pode ser observado  neste vídeo. Repare que ela segura o pinhão no bico de forma que a parte mais pontiaguda lhe permita introduzi-lo no solo mais facilmente. Encontrado o local correto, ela pressiona-o a entrar, conferindo-lhe golpes com o bico, até a completa introdução. Não contente com isso, ainda coloca algum material das redondezas (folhas em decomposição) em cima do local remexido, de forma a camuflar ou disfarçar o feito realizado.


REPRODUÇÃO:
Inicia em outubro e vai até março. O ninho é arredondado e feito de gravetos, geralmente colocado no alto de árvores de grande porte. São colocados em média 4 ovos. Filhotes do período reprodutivo anterior ajudam na limpeza do ninho e na alimentação e proteção da ninhada (“helpers”). 

OBSERVAÇÕES:
É considerada uma das aves mais inteligentes depois dos Psitacídeos (araras, papagaios e periquitos). Bastante sociável, tem um repertório vocal muito extenso e elaborado e interação social complexa. 

REFERÊNCIAS: 
* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate