CARACTERÍSTICAS DOS ANFÍBIOS PERERECAS RÃS SAPOS
 
 

Rãs: Reprodução em Banhados (Lagoas Temporárias)

Para proteger seus ovos do ressecamento, a maioria das rãs os envolvem em espuma, produzida pela movimentação das pernas do casal.

 

 

Rãs: Reprodução em Riachos

 

Os girinos das espécies de rãs que utilizam os riachos apresentam desenvolvimento lento e são bastante exigentes quanto a pureza da água. A poluição dos riachos por agrotóxicos e esgotos representa uma séria ameaça à estas espécies.

Outro problema grave é o desmatamento, sobretudo da mata ciliar, que provocam assoreamento dos rios e turbidez.

 

Rãs Que vivem nas Cachoeiras

Cachoeiras: habitat das rãs-de-cachoeiras.

Na foto, uma cachoeira de 40 m do Parque Ecológico Emilio Battistella, em Corupá, SC.

 

Existem rãs que vivem somente nos paredões de pedra das cachoeiras. Elas morrem se houver qualquer contaminação da água.

Durante o desenvolvimento, os girinos vivem grudados nas pedras umedecidas pelos respingos da água das cachoeiras (veja foto abaixo). Eles são semi-aquáticos.

As rãs-de-cahoeira vivem permanentemente nas cachoeiras e dependem de água bem pura, ou seja, não toleram qualquer contaminante, motivo pelo qual já desapareceram em muitos rios da serra do mar, no norte de Santa Catarina. Durante o dia, ficam escondidas nas fendas das pedras.

 

O girino da RÃ-DE-CACHOEIRA é semi-aquático e vive camuflado sobre as pedras umedecidas das cachoeiras.

 

Rãs Sem fase de girinos aquáticos

Estas rãs são do gênero Eleutherodactylus (família Leptodactylidae) e vivem no meio da floresta, no chão, camufladas nas folhas caídas. Elas não apresentam a fase de girino, ou seja, não precisam de água para se reproduzirem. Os ovos são depositados embaixo de troncos e folhas em decomposição e as rãzinhas nascem já na forma adulta (desenvolvimento direto).

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate