CARACTERÍSTICAS DOS ANFÍBIOS PERERECAS RÃS SAPOS
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

PERERECA-DE-BROMÉLIA
Scinax perpusillus

Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Subordem: Neobatrachia
Família: Hylidae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Serra do Mar - Joinville, Santa Catarina
Data: 23/01/2002

ESTA PEREREQUINHA DEPOSITA SEUS OVOS NA ÁGUA ACUMULADA NAS BROMÉLIAS. VIVE NAS PARTES MAIS ALTAS DA SERRA DO MAR E ATÉ EM MATAS DE ARAUCÁRIAS (Áreas na transição dos ecossistemas)


TAMANHO: 19.5 mm (macho)

OCORRÊNCIA: Santa Catarina: Mata Atlântica nas partes altas bem preservadas da Serra do Mar e Matas de Araucárias no planato norte em Itaiópolis, até altitudes de 1.100 metros, onde foi encontrada, bem distante da Serra do Mar, em bromélias típicas do ecossistema Mata de Araucárias.
Em toda a Serra do Mar de Santa Catarina até o Rio de Janeiro


ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO: A desova ocorre em bromélias. Os ovos, em torno de 20, são depositados na água acumulada entre as folhas das bromélias e os girinos ali se desenvolvem. O número de ovos é reduzido porque as bromélias proporcionam um ambiente aquático mais seguro para os girinos.

Esta espécie vive exclusivamente em bromélias, em todas as fases de sua vida. Assim, as bromélias podem ser consideradas um micro-hábitat para esta espécie. Entra em atividade somente à noite, alimentando-se dos mosquitos (pernilongos) que se dirigem às bromélias para reproduzir-se na água acumulada. Durante o dia fica escondida entre as folhas das bromélias, sobre as quais os machos coaxam durante a noite.

Mesmo vivendo dentro das bromélias, não está livre da ação de predadores: existem espécies de cobras especializadas em revistar minuciosamente as bromélias a procura dessa e de outras espécies de pererecas que ali se abrigam. Evidentemente, seu tamanho minúsculo e sua habilidade em escapar dificultam um pouco as coisas para os predadores. Os desmatamentos e a retirada de bromélias da natureza põe em risco sua sobrevivência.



 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate