Informações Gerais Borboletas Mariposas Lagartas Crisálidas
Abelhas, Vespas & Formigas Besouros Bicho-pau e Louva-deus Aranhas Moluscos
Crustáceos Moscas Percevejos Outros invertebrados  
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CARACOL DA MATA ATLÂNTICA – Atlantic Rainforest land snail
Megalobulimus haemastomus (Scopoli, 1786)

Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Subclasse: Orthogastropoda
Ordem: Pulmonata
Subordem: Stylommatophora
Superfamília: Strophocheiloidea
Família: Megalobulimidae
Subfamília: Megalobuliminae


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis, Santa Catarina
Data: 29/12/2012


AMEAÇAS
Esta espécie de caracol terrestre é exclusiva (endêmico) da Mata Atlântica. Já foi extinto em muitas localidades e corre risco de extinção em outras.

ATENÇÃO
É importante não coletar as conchas, mesmo que estejam vazias (sem o animal habitando). Serve de alimento para mamíferos, como o mão-pelada Procyon cancrivorus.  É uma importante fonte de cálcio para os mamíferos da Mata Atlântica. Nós marcamos a localização desta concha que estava vazia e quando retornamos algumas semanas depois não a encontramos mais.

Características
A concha mede  12 cm de comprimento. É um dos maiores caracóis terrestres da Mata Atlântica

Hábitat
Esta espécie de caracol terrestre é bioindicador da qualidade ambiental. Só ocorre em áreas de Mata Atlântica bem preservadas.

Distribuição geográfica
Mata Atlântica de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul 

Observações
A concha é uma formação de carbonato de cálcio encerrado numa rede protéica secretada pelo molusco que funciona como um esqueleto protegendo o corpo mole do animal. Leia mais: Do que são feita as conchas?

Gastrópodes é a classe dos moluscos que possuem conchas em espiral; são os conhecidos caramujos, caracóis, búzios e tantas outras denominações populares. As lesmas de jardim e as lesmas do mar (ambas sem concha) também estão incluídas nesta classe.

O termo CARAMUJO só corresponde às espécies gastrópodes aquáticas (marinhas e/ou de água doce/ límnicas), enquanto que o termo CARACOL é o correto para designar espécies terrestres (terrícolas e/ou arborícolas).

O exemplar desta foto foi encontrado próximo ao rio do Couro nas coordenadas 26°33'25.13"S 49°55'45.30"W, em uma das partes mais preservadas da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí, com Mata Atlântica primária.

Agradecemos ao Geógrafo Aisur Ignacio Agudo Padrón pela identificação da espécie e valiosas informações

Referências
AGUDO-PADRÓN, A.I. 2008. Listagem sistemática dos moluscos continentais ocorrentes no Estado de Santa Catarina, Brasil (Systematic list of freshwater and land molluscs of Santa Catarina State, Brazil). Comunicaciones de la Sociedad Malacológica del Uruguay, Montevideo, 9(91): 147-179. Available online at: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=52412049003 

AGUDO-PADRÓN, A. I. 2010. The mollusc fauna of Santa Catarina State, Southern Brasil: knowledge gained from 13 years of research. IUCN/SSC Internet Newsletter Tentacle, (18): 32-37. Available online at: http://www.hawaii.edu/cowielab/tentacle/Tentacle_18.pdf

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate