VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

ASPLUNDIA
Asplundia brachypus (Drude) Harling; 

Família: Cyclanthaceae

Sinônimos:
Asplundia glaucophylla
Asplundia polymera

Asplundia polymera subsp. reitzii
Carludovica brachypus
Carludovica polymera
Carludovica schizophylla

Asplundia polymera subsp. polymera 


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim - SC
Data: 17/01/2017

AMEAÇAS
Devido ao desmatamento a espécie apresenta uma situação de ameaça que a categoriza como "Vulnerável" (VU)* podendo elevar, contudo, a categoria de risco de extinção para "Criticamente em perigo" (CR) se as ameaças não forem combatidas em um futuro próximo. 

*Lista vermelha da flora de Santa Catarina (Klein, 1990). 

Asplundia brachypus é uma herbácea com ocorrência nas matas úmidas do litoral do Estado de Santa Catarina e Paraná. A maioria das sobpopulações conhecidas apresenta distribuição restrita e está em áreas ameaçadas pelo desmatamento. 

Esta espécie, endêmica do litoral de SC e PR, é a única representante da família Cyclanthaceae na Mata Atlântica de todo o Brasil. É abundante e está protegida na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim – SC

Ecologia
Caracteriza-se por ervas, terrestres ou litófitas (Kozera et al., 2009). Na RPPN Santuário Rã-bugio se desenvolve bem tantos nos terrenos inclinados, bem drenados, da mata primária como também nos terrenos encharcados das nascentes e margens dos riachos.

Distribuição
Endêmica da Mata Atlântica da Serra do Mar e áreas de baixadas do Estado de Santa Catarina (Leal, 2012) e Paraná (CNCFlora, 2012). 

Agradecemos ao botânico Martin Molz, do Museu de Ciências Naturais – Seção de Botânica de Fanerógamas da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul pela identificação da espécie.

Referências 
CNCFlora. Asplundia polymera subsp. reitzii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Asplundia%20polymera  Acesso em 7 março 2017.

- LEAL, E.S. Asplundia polymera subsp. reitzii in Asplundia (Cyclanthaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB048806

- LEITMAN, P.M.; LEAL, E.S. Cyclanthaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.231, 2009. 

- KLEIN, R.M. Espécies raras ou ameaçadas de extinção do Estado de Santa Catarina., IBGE, Rio de Janeiro, p.185-287, 1990. 

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/. Acesso em: 2012.



 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate