INTRODUÇÃO
 
 
 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
  3. Ouvir
  4. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

FALCÃO-RELÓGIO
Micrastur semitorquatus (Vieillot, 1817)

Família: Falconidae
Nome em Inglês: Collared Forest-Falcon


Canto gravado por Germano Woehl Junior
Local: RPPN das Araucárias Gigantes - Itaiópolis – SC
Datas::11/01/2012 e 20/02/2012 (ouvir 1 e ouvir 4)

Características
Devido a seu porte (mede entre 46 e 56 cm), é surpreendente como é de difícil observação. Macho e fêmea são idênticos, esta um pouco maior. A cor da plumagem varia entre indivíduos, havendo exemplares completamente negros, com algumas listras laterais claras na barriga.

Alimentação
Exímio caçador de outras aves, algumas bem maiores em tamanho e peso, apanha também pequenos mamíferos, cobras e lagartos. Os grandes olhos auxiliam nas caçadas dentro da mata e em horário de pouca luz, podendo usar sua audição aguçada para localizar a presa. Foi observada uma tática pouco usual na caça de aves. Pousado próximo a uma correição de formigas (as quais atraem aves para apanhar os insetos espantados), emitia um chamado baixo, em um galho a 1 ou 2 metros do solo. Esse chamado, com características ventríloquas, atraia as aves para o raio de ação do gavião-relógio. Na RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis (SC), onde registramos o canto ao escurecer (clique em OUVIR 1, OUVIR 2 e OUVIR 3), ele estava próximo a um grupo da aves TUJU (Lurocalis semitorquatus) bastante ativas.

Reprodução
Botam de dois a três ovos com um periodo de incubação de 46 dias.

Hábitos
É um falconídeo florestal, habita o interior da mata, raramente observado nas bordas.

Em geral, é mais escutado do que visto. Canta ao clarear ou ao escurecer, um chamado grave, transcrito com “ao”, sendo seus cantos bem pontuais. Essa é a razão do nome comum, devido à constância do intervalo entre os chamados.

Distribuição Geográfica
Ocorre do México a América do Sul

Agradecemos ao fotógrafo Rudimar Cipriani pela identificação da espécie.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate