PROJETOS EM ANDAMENTO PROJETOS REALIZADOS MATERIAL DIDÁTICO
 

 

Água e Biodiversidade da Serra do Mar 2017

Água pura da Serra do Mar na torneira

CONHECENDO AS RIQUEZAS DA MATA ATLÂNTICA

Educação ambiental para salvar a Serra do Mar

Mata Atlântica é qualidade de vida

Educação Ambiental para a sustentabilidade

CRIANÇAS SALVANDO A MATA ATLÂNTICA

Serra do Mar: fonte de Água, fonte de Vida

Força Tarefa para salvar os sapos de Corupá, SC

Cartões Telefônicos: Anífibios de Santa Catarina

Exposições Itinerantes

Projeto “Serra do Mar: Água e Vida” - Petrobras Ambiental



Projeto “Serra do Mar: Fonte de Água, Fonte de Vida”.



 

O Projeto “Serra do Mar: Fonte de Água, Fonte de Vida” iniciou em 2006 e teve o patrocínio do Ministério da Educação (MEC-FNDE), através do Programa de Educação Ambiental Chico Mendes. O objetivo foi capacitar 350 pessoas, para atuar como agentes multiplicadores, alertando a sociedade sobre os problemas ambientais que ameaçam as últimas áreas preservadas da Mata Atlântica e a bacia hidrográfica do rio Itapocu. Os participantes do projeto foram divididos em grupos denominados de COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida).

A metodologia consistiu em palestras ministradas pela equipe do Instituto Rã-bugio e por renomados expositores. Posterior à abordagem do conteúdo teórico, as COM-VIDAS participaram de saídas a campo, onde observaram pessoalmente os problemas ambientais e diagnosticaram as principais ameaças à conservação de cada ecossistema visitado. As palestras e saídas a campo foram comuns a todas às COM-VIDAS, no entando, cada comissão dedicou-se a um tema, abordando com mais profundidade, um determinado tipo de degradação e possíveis soluções para minimizar os impactos.



Atividades Desenvolvidas


1) Palestras: 
 

“Mata Atlântica: Essencial para a Vida”, realizada pela equipe do Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade. Temas abordados: As camadas da floresta, Ecossistemas da Mata Atlântica da região Norte de Santa Catarina, Relação dos animais com a floresta, e Ação do homem contra a Mata Atlântica.

Educadora ambiental Elza Nishimura Woehl durante a palestra Mata Atlântica: Essencial para a Vida"


“Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu”, proferida pela equipe do Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade nas escolas das COM-VIDAS. Foram abordados os seguintes temas: A importâcia da água e da mata ciliar, Ciclo Hidrológico, Bacia hidrográfica do Rio Itapocu, Bioindicadores, Consumo e disponibilidade de água e agressões ao rio.


“Legislação Ambiental”, realizada na Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (SC) – ACIJS, para todas as COM-VIDAS e convidados. Palestra ministrada por representantes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Joinville (SC), na intenção de apresentar aos estudantes, os crimes cometidos contra a Mata Atlântica e sua biodiversidade e as leis que defendem este Patrimônio Natural da ação humana.

Polícia Ambiental alerta aos presentes, sobre os crimes praticados contra a natureza.


“O poema perfeito?”
, realizada na Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (SC) - ACIJS, para todas as COM-VIDAS, autoridades e convidados. O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fernando Fernandez, abordou o tema das extinções de grandes mamíferos causadas pelo homem na pré-história e suas implicações para nossa percepção da vida hoje, e a capacidade do homem de alterar a natureza. 


“Conhecer para preservar”
, realizada na ARENA Multiuso de Jaraguá do Sul (SC), aberta ao público em geral. O apresentador do quadro Selvagem ao Extremo (do Programa Domingo Espetacular da Rede Record de TV), Richard Rasmussen, discursou sobre a importância de conhecer e respeitar as florestas e os animais para que possamos preservá-los e também alertou aos presentes sobre a necessidade de mudança em nossos hábitos de consumo.
  


 
Richard Rasmussen e membros da COM-VIDA da E.E.B Elza Granzotto Ferraz após a palestra.



2) Saídas a campo:
 

Conhecendo a Restinga e o Manguezal. Através de saída a campo para os municípios de Araquari e Barra do Sul (SC), as COM-VIDAS entenderam a importância e vivenciaram as ameças que os ecossistemas de Restinga e Manguezal vêm sofrendo, através da ação humana.


 
COM-VIDAS durante saída a campo aos ecossistemas Restinga de Interior e Restinga de Litoral, recebendo explicações sobre as espécies da flora encontradas neste ecossistema.



Saída a campo em pontos estratégicos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.
As COM-VIDAS foram levadas às margens do rio Itapocu e afluentes, para vivenciar a situação dos rios no município de Jaraguá do Sul (SC). Na ocasião, analisaram a qualidade das águas, com o auxílio de substâncias indicadoras naturais e um medidor de pH.

COM- VIDAS observando problemas às margens do rio Itapocu e afluentes: falta da mata ciliar e lançamento de esgoto residencial.

 

Conhecendo a Floresta Atlântica no Santuário Rã-bugio em Guaramirim (SC). Através de trilhas interpretativas, as COM-VIDAS compreenderam a importância de se conservar a Floresta Atlântica e assim, garantir a manutenção da qualidade de vida de todos os seres vivos. Exemplos da diversidade da flora e fauna, encontrados neste ecossistema, puderam ser observados pelos estudantes.


COM-VIDA aprendendo, observando e interagindo com a Floresta Atlântica.


Conhecendo a Floresta de Araucária. As COM-VIDAS participaram de saídas a campo para o ecossistema Floresta de Araucária no município de Rio Negrinho (SC). Receberam explicações sobre a relação de interdependência entre espécies da fauna e flora, a importância de proteger este ecossistema e as ameaças que ele sofre pela ação do ser humano. 

 
Madeira de Araucária apreendida pela Polícia Rodoviária Federal em Rio Negrinho (SC). COM-VIDA aprendem sobre a importância da ação dos policiais na proteção contra os crimes ambientais. 



Projeto “Serra do Mar: Fonte de Água, Fonte de Vida” – 2006.


Escolas participantes:


E.M.E.F. Athayde Machado
E.M.E.F. Guilherme Hanemann
E.M.E.F. Jonas Alves de Souza
E.M.E.F. Marcos Emílio Verbinnen
E.M.E.F. Max Schubert
E.M.E.F. Ribeirão Molha
E.M.E.F. Rodolpho Dornbusch
E.E.B. Alvino Tribess
E.E.B. Prof. Heleodoro Borges
E.E.B. Prof. José Duarte Magalhães



Resumo das atividades:

16 de fevereiro a 13 de março de 2006 - Palestra “Mata Atlântica: Essencial para a Vida”.
22 de março de 2006 - Cerimônia de lançamento do Projeto “Serra do Mar: Fonte de água, Fonte de Vida” - Educação de Chico Mendes - MEC/FNDE, no Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul (SC). O evento foi aberto à todos as COM-VIDAS, autoridades e convidados.
04 de abril a 18 de abril de 2006 - Trilha Interpretativa no Santuário Rã-bugio.
28 de abril de 2006 - Palestra “O poema perfeito” com Fernando Fernandez.
08 de maio a 19 de maio de 2006 - Saída a Campo aos ecossistemas de Restinga e Manguezal nos municípios de Araquari e Barra do Sul (SC).
24 de maio de 2006 - Entrega da Cartilha - “Mata Atlântica: Essencial para a Vida” para as COM-VIDAS e alunos de 5ª à 8ª das escolas integrantes do projeto. Além disso, outras escolas públicas do Vale do Itapocu também receberam exemplares da cartilha.
29 de maio a 06 de junho de 2006 - Palestra “Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu”.
05 de junho de 2006 - Palestra “Legislação Ambiental”.
19 de junho a 03 de julho de 2006 - Visita a pontos estratégicos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.
11 de agosto de 2006 - Entrega de relatórios das atividades realizadas durante o 1º semestrepelas COM-VIDAS.
21 de setembro de 2006 - Intercâmbio entre as escolas no Parque Municipal de Eventos em Jaraguá do Sul, SC. Neste dia as COM-VIDAS apresentaram e trocaram experiências dos trabalhos desenvolvidos pelas comissões.
27 de setembro de 2006 - Avaliação do Projeto e Entrega dos Certificados. A avaliação do projeto aconteceu através de um teste de verificação com o intuito de avaliar o aprendizado das COM-VIDAS, bem como as atividades que foram desenvolvidas pelo Instituto Rã-bugio durante o projeto. Após o teste de verificação, foram entregues os certificados do Projeto Chico Mendes – Serra do Mar: Fonte de Água, Fonte de Vida às COM-VIDAS.
04 de outubro de 2006 – Entrega da cartilha: “Bacia Hidrográfica Rio Itapocu” para as COM-VIDAS e alunos de 5ª à 8ª das escolas integrantes do projeto.



Projeto “Serra do Mar: Fonte de Água, Fonte de Vida II” – 2007.



Devido ao grande êxito obtido pelo Projeto “Serra do Mar: Fonte de Água, Fonte de Vida” em 2006, o Instituto Rã-bugio foi novamente contemplado com recursos do Programa de Educação Ambiental Chico Mendes MEC-FNDE no ano de 2007. O projeto executado da mesma forma, envolveu mais 350 participantes, entre pais, alunos, professores e funcionários de escolas públicas de Jaraguá do Sul.


A metodologia aplicada anteriormente foi muito positiva e eficaz, sendo repetida em 2007.



Escolas participantes:


E.E.B. Elza Granzotto Ferraz
E.E.B. Holando Marcellino Gonçalvez
E.E.B. Roland Harold Dornbuch
E.E.B. Erich Grutzmacher
E.M.E.F. Anna Töwe Nagel
E.M.E.F. Cristina Marcatto
E.M.E.F. Erich Blosfeld
E.M.E.F. Maria Nilda Salai Stähelin
E.M.E.F. Ricieri Marcatto
E.M.E.F. Waldemar Schmitz


Resumo das atividades:


26 de março a 30 de março de 2007 - Palestra “Mata Atlântica: Essencial para a Vida”.


16 a 27 de abril de 2007 - Saída a campo aos ecossistemas de Restinga e Manguezal em Araquari e Barra do Sul (SC).


23 de maio de 2007 - Palestra “Legislação Ambiental”.


11 de junho a 22 de junho de 2007 - Saída a campo para o ecossistema Floresta de Araucária em Rio Negrinho (SC).


02 de julho a 06 de julho de 2007 - Palestra “Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu”.


06 a 17 de agosto de 2007 - Saída a campo em pontos estratégicos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.


27 de setembro de 2007 - Palestra “Conhecer para Preservar”, com Richard Rasmussen.


01 a 05 de outubro de 2007 - Trilha Interpretativa no Santuário Rã-bugio.


10 de outubro de 2007 - Entrega de relatórios das COM-VIDAS.


30 de outubro de 2007 - Realização do intercâmbio entre todas as COM-VIDAS, na Escola de Ensino Básico Holando Marcellino Gonçalves.



 
Trilha Ecológica: jogo desenvolvido pela COM-VIDA, E. M. E. F. Anna Töwe Nagel. Os participantes respondiam questões sobre os ecossistemas da Mata Atlântica.


COM-VIDA da E. M. E. F. Cristina Marcatto apresentaram o filme “Mata Ciliar essencial para a vida”.



Estudante participando do jogo elaborado pela COM-VIDA do Projeto “Serra do mar: fonte de água, fonte de vida”.

Água e Biodiversidade da Serra do Mar 2017

Água pura da Serra do Mar na torneira

CONHECENDO AS RIQUEZAS DA MATA ATLÂNTICA

Educação ambiental para salvar a Serra do Mar

Mata Atlântica é qualidade de vida

Educação Ambiental para a sustentabilidade

CRIANÇAS SALVANDO A MATA ATLÂNTICA

Força Tarefa para salvar os sapos de Corupá, SC

Cartões Telefônicos: Anífibios de Santa Catarina

Exposições Itinerantes

Projeto “Serra do Mar: Água e Vida” - Petrobras Ambiental

 

fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate